domingo, 27 de dezembro de 2015

Amizade || Questão

Imaginem : Se vocês tivessem um(a) amigo(a) pela qual sentiam grande carinho e passassem grandes momentos juntos(as). Aquele amigo que estava lá nos momentos bons e maus, e que davam as maiores gargalhadas. Contudo , quando tocava a competições quer fosse em desportos ou na escola te olhasse de "lado" e quisesse ver-te bem mas nunca melhor que ele(a), isso é de por tudo em causa e começar a questionar a nossa amizade ou é simplesmente uma coisa que acontece e é perfeitamente normal?


14 comentários:

  1. Por experiência própria, esse tipo de amizades sempre deu mau resultado para o meu lado. Porque começa no Desporto e nas Notas mas facilmente eles extrapolam para outros assuntos. E depois já só te querem ver bem na vida em geral mas nunca melhor na vida que eles e os ciúmes e a inveja surgem, as más atitudes multiplicam-se e o mau olhado começa com bocas desnecessárias, frases desmotivadoras e má educação exacerbada.
    Para mim é inaceitável um amigo que não me queira ver no auge no que quer que seja, mesmo que eu nem sequer pense no auge. Porque é assim que eu vejo os meus amigos; Eu quero que eles tenham sucesso em tudo, mesmo que eles nem pensem nisso e mesmo que eu também queira o sucesso nessa área. Desporto, notas, carreira, relações. Há lugar para todos e se puder ser bem sucedida com os meus amigos, não era perfeito? Pessoas positivas e encorajadoras sempre e em qualquer situação!

    ResponderEliminar
  2. hum... na minha vida sempre levou a que me afastasse. Porque amigo quer sempre ver-nos bem e se for melhor, melhor ainda. pensa nisso :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que aí ia pensar se esse amigo era realmente " amigo"...

    ResponderEliminar
  4. somos ensinados desde pequeninos a ser competitivos, não acho que seja grave mas tu é que tens de perceber se isso te faz sentir mal e se interfere com a vossa amizade. eu aconselho-te a falares com ele, diz-lhe como é que te sentes quando te faz isso, beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho tendência a não dar importância, a desvalorizar mas tens de entender se isso é importante, ou não para ti e como te sentes em relação a isso.

    ResponderEliminar
  6. Depende muito das pessoas. Sempre fui extremamente competitivo com tudo e mais alguma coisa, incluindo querer ter as melhores notas, mas isso não implica que deseje mal a alguém. Nunca fiz birra ou fiquei chateado por um amigo conseguir superar-me, isso seria doentio. Já dizia o outro, "uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa". Conheço casos de pessoas que em vez de competitivas eram invejosas, e com essas sim, é preciso ter-se cuidado :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. Acho que não deves já colocar em causa... há pessoas que são competitivas, independentemente com quem o são. Mas não deixam de ser amigas :)

    ResponderEliminar
  8. Acho que não deves colocar em causa a amizade. Como em tudo,existem pessoas mais competitivas do que outras, mesmo em relação a amigos. Isso até pode fazer umas pouco de confusão, mas já deve caber a ti perceber se é para o lado bom ou para o lado mau!

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que, nos exemplos que referiste das competições tanto a nível desportivo como na escola é completamente normal. Há sempre aquelas pessoas que tendem a querer ganhar sempre tudo para mostrar que são muito boas, enfim querem ser superiores.
    Se bem que, se começares a reparar que esse teu/tua amigo/amiga passa por cima de tudo e todos, ou seja, passa por cima de ti também, para alcançar os seus objetivos, é de começares a pôr a vossa amizade em causa.

    ResponderEliminar
  10. É cada vez mais "normal", mas não deveria. Esse tipo de amizades só nos fazem mal!

    ResponderEliminar
  11. vou fazer um post sobre 2015 e depois tens a resposta à tua pergunta :)
    quanto a este post, eu não acho que isso seja bom, porque começa por jogos ou notas e depois alastra-se a tudo e não queres ser pior em nada.. entendes?

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente cada vez mais essa competição é visível, mesmo entre amigos :/

    ResponderEliminar
  13. Isso para mim não funciona... isso é o principio do fim de uma amizade :s É preciso ficar feliz com as conquistas dos outros e outros das nossas sem aqueles olhares de inveja. Uma coisa é em competições, em jogos... isso é saudavel... mas as notas? Isso entra já no sucesso profissional... depois mete-se a competição nos namorados, carros, nas casas, quem casa primeiro, quem tem filhos primeiros, quem tem o filho mais bom aluno, nas férias, no quanto ganham... e entras num loop que não é saudável. E que deves por limites antes de escalar.

    ResponderEliminar
  14. Normal é, porque a maioria das pessoas ditas "normais" sentem inveja de quem melhor lhes deseja, infelizmente.
    Agora, vindo de uma melhor amiga não é o suposto. Eu e a minha melhor amiga nunca tivemos tal tipo de rivalidades, acho que nos apoiávamos imenso e ficávamos sempre felizes pelas mini e pelas macro conquistas de cada uma. Isso é respeitar, é amar.

    R: Muito obrigada pelo teu comentário :) Fico feliz que tenhas ficado com uma boa impressão do meu blog!

    ResponderEliminar