segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

As pessoas e os livros

Sabem aquela expressão popular que hoje em dia chove a potes e se vê em todo o lugar " Não julgues um livro pela capa ", pois bem a verdade é mesma essa apesar que ,sejamos sinceros o que nos salta logo à vista é a capa. No meu caso eu avalio muito um livro não pela capa mas sim pela pequena síntese e comentários que se encontram na parte de trás do livro. Sim, muitas vezes erro na escolha do livro. Mas não é desse assunto que hoje venho aqui falar, mas sim de um assunto relacionado.
Cada vez mais comparo as pessoas ao livros. Sei que é uma comparação meio estranha mas como eu não sou normal já faz parte da minha pessoa.
Eu acho que não existem muitas diferenças entre um livro e um humano.
Cada livro traz uma história, segredos e aventuras assim como as pessoas. Quando lemos um livro tanto nos podemos desiludir como nos podemos surpreender. Mais uma comparação que pode ser feita a nós , humanos. Sabem aquele momento em que conhecemos uma pessoa e pensamos que ela é algo mas afinal é totalmente o oposto? Acontece exatamente a mesma coisa com os livros ( pelo menos a mim). Claro que muitas vezes podemos acertar e ser exatamente aquilo que pensávamos desde o inicio.
O mais fascinante no meio disto tudo, é o poder da descoberta. Quando vamos descobrindo a pouco e pouco cada fragmento da vida de uma pessoa, assim como vamos colhendo cada palavra e cada vivência que o livro nos dá.
O amor à primeira vista, a desilusão, o aborrecido, o surpreendente, o desejado , o simples, o único... são algumas das muitas características que podemos atribuir a um livro. Mas repararam que podemos também atribuir a pessoas. Talvez enquanto liam as palavras vos iam surgindo imagens de pessoas que vos são conhecidas.
E vocês fazem mentalmente esta questão ( se não fizeram, vamos supor que fizeram :P ) : " Então que tipo de livro sou eu? "
Pois bem, isso é de acordo com as experiências de cada um e de como são como pessoas neste nosso mundo. Nós somos um livro com páginas em branco, onde vamos escrevendo, riscando, desenhando mas nunca apagando, porque são as nossas marcas, as nossas memórias, a nossa história.

8 comentários:

  1. Olha aí está uma excelente questão!! Espero que tenhas tido um excelente Natal *

    ResponderEliminar
  2. Acho uma óptima analogia.
    Há é pessoas que nunca se deixam "ler". Se calhar tem-se que esperar pela sequela? :p

    ResponderEliminar
  3. Eu avalio muito os livros pela capa - literalmente - mas com as pessoas e outras coisas da vida já não sou tanto assim :)

    ResponderEliminar
  4. sinceramente, acho que não tenho um unico livro que ache a capa feia! e com as pessoas sou igual! sou muito julgadora!

    ResponderEliminar