segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Opinião || Imitação ou falta de criatividade?

Há um assunto que desde à uns tempos me tem vindo a incomodar. É algo que não é de certeza da opinião de todos , mas que eu vejo assim. Claro que falo de opiniões por isso o que é uma coisa para mim para outra pessoa pode ser errado. Desde já quero dizer que aceito qualquer opinião diferente da minha.
O que venho aqui falar é dessas modas que aparecem aí e criam a doença da imitação.
Cada vez mais a sociedade impõe padrões e estereótipos que muitas pessoas tentam levar à risca. Mas eu não venho falar dessa coisa de ser magro ou melhor ter barriga lisa, porque isso é outro assunto. O que me anda a causar comichão é mesmo as modas que aparecem. E quem será o público alvo mais fácil de se apanhar ? Sim jovens adolescentes.
Considero que as modas são como epidemias , chegam , contaminam muitos e depois desaparecem até que apareça uma nova.
Não sei se é falta de originalidade ou se é uma maneira das pessoas se sentirem incluídas num grupo mas o que é certo é que me faz um pouco confusão. Se gostam mesmo do produto , tudo bem , eu compreendo, até porque eu muitas vezes até acho piada a certas coisas que aparecem aí. Agora se é por estarem a usar por estar na "moda" é estúpido e não são vocês mesmos.
Claro que se gostarem e se sentirem confortáveis eu aconselho a usarem. Mas a grande questão que coloco a alguma pessoas é " Se isso já existia o ano passado, porquê que só começaram a usarem agora?"
E o que mais deixa atónita nestas situações são que depois não voltam a pegar nessas mesmas peças de roupa que à uns meses tanto adoravam , porque surgiu uma nova moda ou um produto melhor. É a meu ver dinheiro jogado à rua. Se eu gosto, compro, e utilizo quase até não der mais.
Atualmente quando saio de casa ou vou à escola, especialmente quando vou à escola, vejo os sapatos todos iguais, cachecóis / echarpes iguais ( que agora são aqueles que eu considero até giros, fofinhos aos xadrez ) e calças iguais ( calças com rasgões nos joelhos e justas ao corpo ).
Contudo eu especifiquei-me mais no vestuário, mas isto também acontece com as redes sociais , penteados e outro tipo de coisas.
Para acabar quero dizer, que isto é apenas a minha opinião, claro que muita gente não tem este pensamento e este ponto de vista e sim eu uma vez ou outra compro essas coisas que estão na moda, mas compro porque gosto e no ano a seguir estou a utilizar outra vez. O meu conselho é mesmo, sejam vocês mesmos e desde que se sintam bem , está tudo bem :)





4 comentários:

  1. A pessoas vivem de modas. Como disseste ajuda-os a identificar as pessoas com que se dão e integra-os num grupo mais específico - e essas são aquelas pessoas que levam a moda à risca. Se eu entendo? Não. Também não sigo modas, uso o que gosto, quando gosto independente de ser moda ou não. Mas admito que às vezes todos nós nos deixemos levar um pouco pela moda, ou pelas coisas que estão na moda... Não por seguir uma, mas porque assim que entras numa loja para comprar roupa nova só vês roupa com "aquele" estilo, basicamente em quase todas as lojas (as mais acessíveis) que entras. Dentro daquele estilo vais escolher a peça que mais se adapta a ti e quando vestires essa peça de roupa, aos olhos dos outros "vais estar na moda". De uma maneira geral é assim que eu vejo essas coisas, mas isto é só a minha maneira de ver as coisas. Beijinhos e bom ano ^^

    ResponderEliminar
  2. Parecem todas saídas de um fábrica! é horrível! Querem ser originais e depois vais a mesma escola ou ao mesmo café e ves 30 pessoas iguais!

    ResponderEliminar
  3. Acho que o segredo é o meio termo. As tendências existem e irão sempre existir, sejam de moda ou não. Claro que por mais alheados a elas acabamos por adquirir algumas. Agora fazer disso um estilo realmente não concordo. O que se passa agora é que referiste muito bem, é uma clonizacão desenfreada.
    E quando perdemos autenticidade perdemos tudo.

    ResponderEliminar
  4. Sei o que queres dizer! Aconteceu o ano passado com as Stan Smith: pessoal a comprar novas e a pôr fotos dela e pessoas a irem buscar as velhas aos armários. Não digo que não se recicle a moda, mas tudo ao mesmo tempo se calhar não é coincidência...

    ResponderEliminar