domingo, 31 de janeiro de 2016

É errado.

É errado.
Todos temos dias maus, todos temos aquele dia em que mais valia não termos saído de casa ou da cama. Aquele dia em que parece que o mundo simplesmente se virou contra nós. Tudo está errado. A cama por fazer, o pequeno-almoço que teve de ser tomado à pressa, o cabelo que não pode ser lavado, as palavras das outras pessoas e até as suas respirações nos incomodam. É normal. Todos temos dias assim.
Por norma costumo ser uma pessoa que pensa sempre pelo positivo e as pessoas pensam isso de mim. Que sou uma pessoa energética, cheia de felicidade e sorrisos e bons pensamentos. Mas tem dias em que eu não sou assim.
Porque eu sou 8 e 80. Porque quando eu fico triste eu desabo por inteiro. É como se não houvesse um equilíbrio. Claro que me tento recuperar mas enquanto não passa são os dias mais agoniantes da minha vida.
Tudo parece contra mim, os meus pais, os meus amigos, os meus professores, as minha notas, a vida.
Isto tudo que acabei de escrever está aqui por um motivo. Uma vez disseram-me " Não chores, sê forte, não mostres a tua fraqueza para ninguém ", cheguei a acreditar nessas palavras e por muitos anos não chorava , nem derramava uma única lágrima. É errado dizer tais palavras e mais errado quem as segue. Chorar não nos torna mais fracos, nem mais fortes. Chorar é com um balão a ser esvaziado, é sentir que pelo menos 1/4 da nossa dor se foi embora. Se tiveres de chorar, chora. Se tiveres de chorar em frente a alguém chora também. Se não aguentares mais, se por momentos estiveres com o teu mundo a desabar podes chorar. Porque o que nos enfraquece não é chorar e sim segurar o choro e preencher esse sufoco que se instala dentro de nós e nos consome.
Não digo para chorarem pelos cantos, mas se sentirem necessidade, chorem sozinhos, ou chorem no ombro de alguém mas não prendam tudo para vocês mesmos. É errado.


10 comentários:

  1. Durante imeeenso tempo cometi esse erro, mantinha tudo para mim, nunca chorava. Nem sozinha, nem acompanhada. E acho que foi por me ter habituado tanto a isso que ainda hoje, muitas das vezes, continua a acontecer... é errado.

    ResponderEliminar
  2. Manter as coisas para nós mesmas não é necessariamente mau,eu não confio em ninguém para tocar em certos e determinados assuntos, tem de ser criar uma certa maturidade emocional para não desabar.

    ResponderEliminar
  3. Sou assim, guardo tudo para mim, detesto mostrar fraqueza. Sei bem que é bom desabafar com alguém, e escrever no blog também ajuda :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Por vezes faz-nos tão bem chorar, limpa-nos a alma!

    ResponderEliminar
  5. Acreditei durante anos no "não chores porque isso é ser fraco" e foram dos piores anos da minha vida. E o pior é que começar a acreditar nisso é muito mais fácil do que deixar, mas tudo se consegue com dedicação.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida, chorar alivia imenso o que vai "aqui" dentro.. é como se toda a revolta estivesse a ser expulsa e verdade seja dita depois de um choro, os problemas começam a ter uma visão mais clara!

    ResponderEliminar