quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Opinião || ´Telemóveis

Quantos momentos já não perdeste porque o telefone estava agarrado às tuas mãos e os olhos vidrados no ecrã? Quantas memórias? Quantos sorrisos? Quantas conversas interessantes que perdeste?
Atualmente os telemóveis fazem parte de nós. São quase como a nossa vida, aliás é como se a nossa vida dependesse apenas e exclusivamente deles.
Já ouvi pessoas a dizerem " Não sobrevivo/ sobreviveria sem o meu telemóvel " . São essas mesmas pessoas que quando lhe perguntam " O que levarias para uma ilha deserta se só pudesses levar um objeto?" e a pessoa em causa responde " Telemóvel ". Acho tudo isto no mínimo absurdo. Primeiro consegues sim sobreviver sem telemóvel e segundo numa ilha deserta, sem nada, nem à rede, e quando a bateria acabasse, ai o caldo estava entornado.
A verdade é que o telemóvel muitas vezes dá-nos uma sensação de segurança, de bem-estar e até é uma companhia quando estamos sozinhos. Acho isso tudo ótimo porque para além de tudo isso, permite-nos captar momentos e estarmos mais em contacto com os assuntos que se passam lá fora. Contudo acho impensável e de uma coisa de outro mundo, mexerem no telemóvel quando falo com essa pessoa, a não ser que esteja a telefonar a alguém importante, ou a mandar uma mensagem urgente , de resto não à razões. Começo a questionar-me se a pessoa está a achar-me uma seca e nem está para aí virada na conversa. Outra coisa que me apercebi no outro dia, foi estar numa mesa sentada com os meus amigos e estarem todos a mexerem no telemóvel. E eu pergunto " Onde está a socialização ?". Sim porque para mim socializar é estarmos todos a falar uns com os outros , cara a cara.
E deixa-me triste pensar na quantidade de conversas e momentos que perdi, na quantidade de mundo a explorar e de conhecer que ficaram para trás por causa de um aparelho eletrónico que não nos leva a lado nenhum.
Simples assim, foi apenas um desabafo...

5 comentários:

  1. Concordo, estamos numa geração que está muito ligada aos telemóveis e tudo aquilo que tenha internet. Tanto ganhamos como perdemos com eles

    ResponderEliminar
  2. Por acaso eu e os meus amigos quando estamos juntos é mesmo rara a vez em que mexemos no telemóvel, arranjamos sempre tema de conversa e nem nos lembramos disso. E, pessoalmente, cada vez sinto menos a necessidade de o usar sem ser para mensagens e chamadas mesmo precisas.

    ResponderEliminar
  3. Felizmente quando estou com os meus amigos mexemos pouco nos telemoveis mas eu odeio quando estou com alguém que não me dá atenção nenhuma, que só mexe no telemóvel, ou afins -.-

    ResponderEliminar
  4. Concordo completamente contigo! Infelizmente passei por vários momentos em que estava a socializar com uma amiga e ela sempre no telemóvel, irrita me bastante...

    ResponderEliminar